Yandê

ed14e89cdc05efc95f2ac627c623c9ea

Faz tempo que a questão indígena desperta desconfiança e curiosidade em grande parte da população, que busca entender quem são esses indivíduos, pintados e não, que afirmam serem indígenas?

É um tanto desconcertante a ignorância diante da identidade territorial na história do país, a ponto de sabermos muito pouco sobre quem são os povos indígenas do Brasil. Graças à globalização e suas ferramentas que reconhecemos pares e parentes em todos os lugares e as suas referências e vozes passaram a atrair os olhares da sociedade civil. Creio que em pouco tempo ao invés de ouvirmos o questionamento: quem são? Passaremos a dizer quem somos nós diante desde levante da memória.

Nós! Yandê, vem agrupar e distribuir vozes indígenas entre povos que habitam hoje todo o território nacional, nas cidades e aldeias.

Yandê torna-se um convite aos sentidos e ingresso para o que a tradição é capaz de fazer no campo da multiplicidade, de conhecimentos e vivências com Outros.

Alheios ou não de existências, Yandê propõe-se a ser ponte de comunicação por meio da celebração, luta e transformação.

Para quem esteja curioso ou mesmo pretencioso não espere, conheça a radio Yandê feita por indígenas, um espaço para parentes de todas as nações da Terra se encontrar e dizerem que Yandê existe e coexiste.

Levantem e sonhem, pois hoje Yandê* constrói caminhos de quem somos!

*Fonte: Yandé de origem Tupi significa Nós. (Nota do autor)

Deixe um comentário