
Daqui deste lugar me enuncio, lugar tão comum a quantos desejem e desse lugar tão necessário é que se cria a epistemologia da afetividade.
A Afetividade legitima falas de lugares distintos e os torna fundamentais para o acesso ao Outro, para o reconhecimento e a valorização da diversidade.
É deste lugar que afirmo que em todos os níveis da vida devemos nos apropriar desse elemento, principalmente no campo cientifico, de outra forma o lugar do Outro fica vazio e rígido.
O conceito de lugar diz respeito aos espaços vivenciados pelas pessoas em suas atividades cotidianas de trabalho, lazer, estudo e convivência humana. Desta maneira, a Geografia humanista define o lugar como uma forma de experiência humana, “um tipo especial de vivência do espaço”. Lugar para a Geografia tem, portanto, o mesmo conteúdo que os fenomenologistas atribuem ao conceito de mundo, isto é, o conjunto das vivências individuais e subjetivas dos sujeitos; “aquilo que em primeiro lugar aparece à consciência” (TURRA, 2009, p. 112).
Desejo construir pontes, ouvir existências no meio da multidão. É dessa forma que desafio paradigmas sabendo que não estou só nesta tarefa árdua, articulando afetividades as minhas produções e levanto a bandeira: – Incluam suas afetividades na academia e fora dela, não tenham medo!!!
A vida é uma busca incessante pelo conhecimento de si e do Outro dentro da diversidade. Não lamento a trajetória que por opção venho desenhando, mas afirmo que ela é escolha feita, após o meu encontro com a diversidade e as suas grandes potencialidades de modificação do mundo e de suas relações. A afetividade é o meu comprometimento político e essencial.
AMU ITÁ TETAMA fala desse lugar difícil de definir em palavras, pois é conceito de mundo, lugar de consciência e de caminhos.
Fonte: TURRA Neto, Nécio. Em busca do lugar reencontrado. In: VESTENA, L. R. et alli (Org.). Saberes geográficos: teorias e aplicações. Guarapuava (PR): Editora da UNICENTRO, 2009. p. 104-124.: http://www.researchgate.net/publication/260415554_Em_busca_do_lugar_reencontrado Acesso em: 28/10/2014.

Deixe um comentário